segunda-feira, 23 de novembro de 2009
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
No dia 21/09/2009 na Escola E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira", desenvolveram ações relacionadas a sustentabilidade e meio ambiente. Sob a orientação da professora Maria da Cruz, os alunos do 6º ano, plantaram árvores ao redor da escola, foram plantadas mais de vinte mudas de quaresmeiras. Cada árvore plantada recebeu o nome de quem a plantou. Nesse dia comemoramos o dia da árvore.Através desse plantio procuramos melhorar o ambiente onde vivemos.
Neste dia encerramos mais um projeto em nossa escola: projeto semeando: Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Durante o plantio das árvores fomos orientados por um técnico da EMATER.
Mariana Soares e Thália Aparecida - 6 º ano B
No dia 21/09/2009 na Escola E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira", desenvolveram ações relacionadas a sustentabilidade e meio ambiente. Sob a orientação da professora Maria da Cruz, os alunos do 6º ano, plantaram árvores ao redor da escola, foram plantadas mais de vinte mudas de quaresmeiras. Cada árvore plantada recebeu o nome de quem a plantou. Nesse dia comemoramos o dia da árvore.Através desse plantio procuramos melhorar o ambiente onde vivemos.
Neste dia encerramos mais um projeto em nossa escola: projeto semeando: Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Durante o plantio das árvores fomos orientados por um técnico da EMATER.
Mariana Soares e Thália Aparecida - 6 º ano B
domingo, 22 de novembro de 2009
SEMINÁRIO? O QUE É?
No dia 24/10/2009, no espaço cultural " Dr. José Cândido da Cunha Pereira", da E. E. Dr. "Edgardo da Cunha Pereira", aconteceu o primeiro seminário, uma atividade desenvolvida pelo grupo de estudo, GDP, Avaliando Crescimentos.
Durante o seminário contamos com a presença da diretora, vice-diretores,professores e supervisoras, além de funcionários de outras escolas estaduais e municipais.
A palestrante: Jussara de Oliveira, agradou a todos os participantes com uma palestra muito interessante, oficinas e tudo mais.
Flávia- 6º ano A
No dia 24/10/2009, no espaço cultural " Dr. José Cândido da Cunha Pereira", da E. E. Dr. "Edgardo da Cunha Pereira", aconteceu o primeiro seminário, uma atividade desenvolvida pelo grupo de estudo, GDP, Avaliando Crescimentos.
Durante o seminário contamos com a presença da diretora, vice-diretores,professores e supervisoras, além de funcionários de outras escolas estaduais e municipais.
A palestrante: Jussara de Oliveira, agradou a todos os participantes com uma palestra muito interessante, oficinas e tudo mais.
Flávia- 6º ano A
FOI UM SUCESSO!
Nossa escola, que é uma escola parcipativa,participou mais uma vez do projeto da CAF, "Alimentação Saudável. A aluna Milleny Gabrielly, 6º ano A, ficou classificada em 3º lugar nesse projeto. O primeiro lugar ficou com o aluno Pablo, de Quartel Geral.
A premiação aconteceu numa solenidade em Martinho Campos, com a participação dos diretores de todas as escolas participantes, inclusive a nossa: Dª Maria Aparecida Pereira. A aluna foi acompanhada de seus pais e alguns colegas.
Durante as festividades, houve apresentação de números artísticos abordando o tema "Alimentação Saudavel".
Parabéns Milleny e à nossa escola por incentivar os alunos a participarem de vários projetos.
Miriã - 6º ano A
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Homenagem aos professores
No dia 09/10/2009 aconteceu no auditório da Escola E." Dr. Edgardo da Cunha Pereira", um momento cívico, onde os professores do turno vespertino foram homenageados. Durante a homenagem aconteceram várias apresentações , onde cada grupo de alunos homenageou um professor.
Durante estas apresentações foi possível conhecermos alguns talentos da nossa escola, como o grupo de alunos do 6º anos B e C que dançaram HIP HOP e vários outros. A apresentação que mais animou a todos , foram as bandas, com músicas que levantaram a platéia, ouve até pedido de bis.
Ana Clara de Sousa - 6 B
A Nova Escola
A nossa escola recentemente passou passou por uma ótima reforma, primeiro trocaram o telhado de algumas salas e da biblioteca. A reforma dos banheiros do primeiro piso, ficou ótima, os banheiros ficaram limpos e cheirosos com um banheiro especial para cadeirantes, também tem tolhas descartáveis e sabão líquido, construiram o passeio em torno da escola. Nós os alunos dos 6º ano plantamos com a professora Maria da Cruz , árvores em volta da escola,fizeram uma rampa onde havia escada, a entrada do portão pincipal também foi reformada. A única coisa que falta para a nossa escola ficar totalmente linda é a reforma da quadra e a pintura dos muros do lado de fora, que com certeza daqui algum tempo já estará reformada.
Dizemos então: "Que o lote onde foi construída a escola, um dia foi somente um pasto, depois só 5 salas e agora vejam só, quem viu antigamente como era , dá até gosto de olhar como ficou agora.
Flávia- 6 ano A
Mudanças na Escola
Os alunos da nossa escola já perceberam que nossa escola está ficando cada vez mais linda.
Essas mudanças é para que a escola esteja pronta para receber alunos com deficiência ( cadeirantes) . Construiram rampas para que possam se locomover pela escola. A reforma dos banheiros do 1º piso também atende cadeirantes. Os banheiros ficaram limpos e arrumados com total higiene.
E os passeios ? Antes eram somente terra onde se acumulava lixo jogado pelos moradores vizinhos da escola, mas agora os passeios estão prontos onde não se acha nenhuma sacola de lixo.
E não é só isso , com os projetos: Semeando e Arcelor Mital ( CAF), os alunos aprenderam o que fazer para preservar o meio ambiente. Foi por isso que vários alunos e professores plantaram árvores em fazendas e na escola.
Com nossa escola reformada e cheia de árvores os alunos e professores irão adorar a escola e terão muito orgulho de estudar aqui.
No dia 09/10/2009 aconteceu no auditório da Escola E." Dr. Edgardo da Cunha Pereira", um momento cívico, onde os professores do turno vespertino foram homenageados. Durante a homenagem aconteceram várias apresentações , onde cada grupo de alunos homenageou um professor.
Durante estas apresentações foi possível conhecermos alguns talentos da nossa escola, como o grupo de alunos do 6º anos B e C que dançaram HIP HOP e vários outros. A apresentação que mais animou a todos , foram as bandas, com músicas que levantaram a platéia, ouve até pedido de bis.
Ana Clara de Sousa - 6 B
A Nova Escola
A nossa escola recentemente passou passou por uma ótima reforma, primeiro trocaram o telhado de algumas salas e da biblioteca. A reforma dos banheiros do primeiro piso, ficou ótima, os banheiros ficaram limpos e cheirosos com um banheiro especial para cadeirantes, também tem tolhas descartáveis e sabão líquido, construiram o passeio em torno da escola. Nós os alunos dos 6º ano plantamos com a professora Maria da Cruz , árvores em volta da escola,fizeram uma rampa onde havia escada, a entrada do portão pincipal também foi reformada. A única coisa que falta para a nossa escola ficar totalmente linda é a reforma da quadra e a pintura dos muros do lado de fora, que com certeza daqui algum tempo já estará reformada.
Dizemos então: "Que o lote onde foi construída a escola, um dia foi somente um pasto, depois só 5 salas e agora vejam só, quem viu antigamente como era , dá até gosto de olhar como ficou agora.
Flávia- 6 ano A
Mudanças na Escola
Os alunos da nossa escola já perceberam que nossa escola está ficando cada vez mais linda.
Essas mudanças é para que a escola esteja pronta para receber alunos com deficiência ( cadeirantes) . Construiram rampas para que possam se locomover pela escola. A reforma dos banheiros do 1º piso também atende cadeirantes. Os banheiros ficaram limpos e arrumados com total higiene.
E os passeios ? Antes eram somente terra onde se acumulava lixo jogado pelos moradores vizinhos da escola, mas agora os passeios estão prontos onde não se acha nenhuma sacola de lixo.
E não é só isso , com os projetos: Semeando e Arcelor Mital ( CAF), os alunos aprenderam o que fazer para preservar o meio ambiente. Foi por isso que vários alunos e professores plantaram árvores em fazendas e na escola.
Com nossa escola reformada e cheia de árvores os alunos e professores irão adorar a escola e terão muito orgulho de estudar aqui.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
No dia 26 de maio de 2009, a equipe vencedora da III OBFOG( Olimpíada Brasileira de Foguetes), depois de quatro tentativas, conseguiu lançar o foguete construído pela própria equipe.
O projeto foi elaborado e desenvolvido pelos alunos: Paulo, Felipe,Marcelo, Iasmin,Marina e Thiago, que cursam o ensino médio na Escola Estadual "Doutor Edgardo da Cunha Pereira". Utilizando os seguintes materiais: garrafa pet, durepox, chapa gráfica de zinco, chumbo, cano soldável, fita adesiva,rolha de cortiça,água e carbureto,construiram o foguete e sua base de lançamento.
O lançamento aconteceu na quadra de esportes da escola.O foguete foi preparado, colocado na base de lançamento com um ângulo de 49º do chão. Após alguns segundos o foguete partiu atingindo uma certa velocidade, alcançando 34,60m de distância, sendo a maior das quatro tentativas realizadas.
Assim, com a motivação da professora Neide, coordenadora do projeto, com grande entusiasmo e dedicação, o experimento foi um sucesso.
Parabéns equipe e coordenação.
Ana Leticia Reis _ 1º ano B -
O projeto foi elaborado e desenvolvido pelos alunos: Paulo, Felipe,Marcelo, Iasmin,Marina e Thiago, que cursam o ensino médio na Escola Estadual "Doutor Edgardo da Cunha Pereira". Utilizando os seguintes materiais: garrafa pet, durepox, chapa gráfica de zinco, chumbo, cano soldável, fita adesiva,rolha de cortiça,água e carbureto,construiram o foguete e sua base de lançamento.
O lançamento aconteceu na quadra de esportes da escola.O foguete foi preparado, colocado na base de lançamento com um ângulo de 49º do chão. Após alguns segundos o foguete partiu atingindo uma certa velocidade, alcançando 34,60m de distância, sendo a maior das quatro tentativas realizadas.
Assim, com a motivação da professora Neide, coordenadora do projeto, com grande entusiasmo e dedicação, o experimento foi um sucesso.
Parabéns equipe e coordenação.
Ana Leticia Reis _ 1º ano B -
segunda-feira, 25 de maio de 2009
No dia 08 de maio, foi realizado o momento cívico que é feito toda semana, no auditório da E. E."Dr. Edgardo da Cunha Pereira".Com a presença de alunos e professores foram feitas diversas apresentações. Muitas delas dedicadas ao dia das mães. Alunos do 9°ano A, 1ºB e 3º, representaram através de slides e leituras poéticas, prestigiaram as mães de nossa sociedade. Além deles, é importante ressaltar a indispensável presença do professor Valério, trazendo consigo emocionantes textos e parabenizando nossas mães, que mesmo não estando presentes por falta de recursos escolares, não deixaram de ser homenageadas.
Em meio a uma emocionante despedida feita pelos alunos do 1º ano A à professora Eustáquia Andrade, ela anuncia a sua aposentadoria, deixando explícito em suas palavras a eterna saudade de nossas salas de aula.
Cumprindo determinação do colegiado alunos do 1º ano D, Tiago Henrique e Daniela, apresentaram os resultados de uma pesquisa feita na escola sobre o mau uso do celular, ressaltando as consequências do mau uso deste aparelho.
Finalizando com as palavras da diretora Aparecida Pereira: " o momento cívico, além do canto do hino nacional foi também uma forma de comemorar o dia das mães e despedir de nossa eterna professora e amiga Eustáquia."
Jéssica - aluna do 1º ano B-
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Uma bela manhã de verão, alguns mosquitos voam em busca da água prometida ...
Mosquito² - Ah !, não aguento mais essa aridez ... Estamos no limite, nossa espécie está condenada, não vamos cons...
Mosquito¹ - Cale esse bico, e ponha sebo nessas asas ! vamos ! –Logo estaremos no paraíso
Mosquito² - Mas chefe, é que eu não to vendo nenhuma pocinha de água, nada ...
Mosquito¹ - Cala boca idiota ! Eles pensam que acabaram com a gente
Mosquito³ - Olhem, á-ág-água ! É água limpa !Mosquito¹ - Viram ? nunca duvidem do seu líder !
Mosquito² - Chefe ! acho que agora encontramos o lugar ideal !
Mosquito³- Identificamos opções mais que suficientes de água boa, limpa e parada nas redondezas !
Mosquito¹ - Água prometida. Onde ergueremos nosso império ...
Mosquito³ - É a verdadeira visão do paraíso chefe . Ah! Agora só falta sangue pra alimentar a nossa família ...
Mosquito¹ - Agora é com vocês garotas !
Mosquito³ - Essa menina é sangue bom !
Mosquito¹ - Ótimo, a partir daqui vamos criar nossas famílias e dominar o mundo ...
CINCO DIAS DEPOIS DA PICADA ...Marissa: Rebeca, minha filha, o que aconteceu com você ?
Rebeca: eu to dodói mamãe !
Marissa:Vou ligar para a médica vir aqui te examinar !
Marissa: Doutora Beatriz, minha filhinha está doente, a senhora pode vir aqui?
Médica:Claro Marissa, estarei aí em um minuto !
Médica:Becca, o que você está sentindo?
Rebeca: Muita dor de cabeça, nas articulações e em volta dos olhos . E essas manchas vermelhas esquisitas . E também estou com náuseas, falta de apetite e uma moleza no corpo !
Médica: São os sintomas da dengue !
Moradores: Vamos convocar uma reunião geral hoje, na Unidade de Saúde !Médica: O transmissor da dengue é o Aedes aegpytis, quem sentir os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde, e não se medicar por conta própria. O mosquito voltou, porque encontrou água limpa e parada, o local ideal para procriar.
Manuella: Pô, a gente relaxou mesmo!
Luciana: É mesmo, não dá pra achar que a prefeitura vai fazer tudo sozinha, a gente tem que fazer a nossa parte dentro de casa
Manuella: É verdade, a responsabilidade é de todo mundo
Médica: e não existe vacina para a dengue, por isso, o melhor é não deixar o mosquito se multiplicar.
Luciana : Que vacilo nosso!
Marissa: Os agentes de saúde da prefeitura bem que avisaram. Faltou cuidado. A gente já sabia que água limpa acumulada é um perigo.
Manuella: Não temos tempo a perder. Vamos fazer uma limpeza geral no nosso bairro.
Luciana : É isso aí
Emanuelle, vamos detonar esse mosquito !
Manuella : Não vai ser uma titica de mosquito que vai sugar nosso sangue !
E TODOS VÃO ATRÁS DO MOSQUITO, EM PNEUS, GARRAFAS, VASOS, PLANTAS, CALHAS, POTES, LATAS, CAIXAS D’AGUA .É LÁ QUE AS BANDIDAS DAS FÊMEAS ESCONDEM PARA BOTAR SEUS OVOS.
Manuella: Ô trabalheira danada !
Luciana : Quem mandou deixar juntar tanta porcaria no quital !
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas,
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas, dá pra faturar um troquinho.
Rebeca: Xô mosquito, não quero ser picada nunca mais !
Mosquitos: Fomos descobertos, vários criadouros já foram descobertos, vamos dar o fora daqui , eles são muito poderoooooooooooo !
Rebeca: Pronto ! é só manter limpo que não tem erro!
Marissa: O mais importante é limpar esses pratos toda semana.
Manuella: É isso aí ! a mosquita bota ovos na margem do prato, se a gente só trocar a água, sem limpar está facilitando a reprodução.
Mosquito³: Quase acabaram conosco, perdemos mais uma batalha !
Mosquito¹: Cala boca garota, eles vão acabar esquecendo de nós e relaxando de novo !
MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU, CONTINUAMOS CUIDANDO DIREITINHO, LIMPANDO OS VAZINHOS DAS PLANTAS, E COLOCANDO AREIA NELES, MANTENDO GARRAFAS, LATAS E VIDROS BEM FECHADOS PARA QUE NÃO ACUMULEM ÁGUA, GUARDANDO PNEUS EM LOCAIS PROTEGIDOS DA CHUVA, LIMPANDO O INTERIOR DOS RECIPIENTES PARA GARANTIR A REMOÇÃO DOS OVOS DO MOSQUITO, FECHANDO AS CAIXAS D’ÁGUA QUE FICAM AO RELENTO, FAZENDO ASSIM QUE NÃO HAJA MOSQUITOS .
(peça escrita por: Letícia Aparecida dos Reis Santos) – ALUNA DO 8°ANO A
M osquito¹ - Michel
Mosquito² - Helena
Mosquito³ - Mariane
Marissa: Luíza
Rebeca: Letícia
Médica: Leidiana
Luciana: Larissa
Manuella: Isabella
Narradora: Jenifer
Mosquito² - Ah !, não aguento mais essa aridez ... Estamos no limite, nossa espécie está condenada, não vamos cons...
Mosquito¹ - Cale esse bico, e ponha sebo nessas asas ! vamos ! –Logo estaremos no paraíso
Mosquito² - Mas chefe, é que eu não to vendo nenhuma pocinha de água, nada ...
Mosquito¹ - Cala boca idiota ! Eles pensam que acabaram com a gente
Mosquito³ - Olhem, á-ág-água ! É água limpa !Mosquito¹ - Viram ? nunca duvidem do seu líder !
Mosquito² - Chefe ! acho que agora encontramos o lugar ideal !
Mosquito³- Identificamos opções mais que suficientes de água boa, limpa e parada nas redondezas !
Mosquito¹ - Água prometida. Onde ergueremos nosso império ...
Mosquito³ - É a verdadeira visão do paraíso chefe . Ah! Agora só falta sangue pra alimentar a nossa família ...
Mosquito¹ - Agora é com vocês garotas !
Mosquito³ - Essa menina é sangue bom !
Mosquito¹ - Ótimo, a partir daqui vamos criar nossas famílias e dominar o mundo ...
CINCO DIAS DEPOIS DA PICADA ...Marissa: Rebeca, minha filha, o que aconteceu com você ?
Rebeca: eu to dodói mamãe !
Marissa:Vou ligar para a médica vir aqui te examinar !
Marissa: Doutora Beatriz, minha filhinha está doente, a senhora pode vir aqui?
Médica:Claro Marissa, estarei aí em um minuto !
Médica:Becca, o que você está sentindo?
Rebeca: Muita dor de cabeça, nas articulações e em volta dos olhos . E essas manchas vermelhas esquisitas . E também estou com náuseas, falta de apetite e uma moleza no corpo !
Médica: São os sintomas da dengue !
Moradores: Vamos convocar uma reunião geral hoje, na Unidade de Saúde !Médica: O transmissor da dengue é o Aedes aegpytis, quem sentir os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde, e não se medicar por conta própria. O mosquito voltou, porque encontrou água limpa e parada, o local ideal para procriar.
Manuella: Pô, a gente relaxou mesmo!
Luciana: É mesmo, não dá pra achar que a prefeitura vai fazer tudo sozinha, a gente tem que fazer a nossa parte dentro de casa
Manuella: É verdade, a responsabilidade é de todo mundo
Médica: e não existe vacina para a dengue, por isso, o melhor é não deixar o mosquito se multiplicar.
Luciana : Que vacilo nosso!
Marissa: Os agentes de saúde da prefeitura bem que avisaram. Faltou cuidado. A gente já sabia que água limpa acumulada é um perigo.
Manuella: Não temos tempo a perder. Vamos fazer uma limpeza geral no nosso bairro.
Luciana : É isso aí
Emanuelle, vamos detonar esse mosquito !
Manuella : Não vai ser uma titica de mosquito que vai sugar nosso sangue !
E TODOS VÃO ATRÁS DO MOSQUITO, EM PNEUS, GARRAFAS, VASOS, PLANTAS, CALHAS, POTES, LATAS, CAIXAS D’AGUA .É LÁ QUE AS BANDIDAS DAS FÊMEAS ESCONDEM PARA BOTAR SEUS OVOS.
Manuella: Ô trabalheira danada !
Luciana : Quem mandou deixar juntar tanta porcaria no quital !
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas,
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas, dá pra faturar um troquinho.
Rebeca: Xô mosquito, não quero ser picada nunca mais !
Mosquitos: Fomos descobertos, vários criadouros já foram descobertos, vamos dar o fora daqui , eles são muito poderoooooooooooo !
Rebeca: Pronto ! é só manter limpo que não tem erro!
Marissa: O mais importante é limpar esses pratos toda semana.
Manuella: É isso aí ! a mosquita bota ovos na margem do prato, se a gente só trocar a água, sem limpar está facilitando a reprodução.
Mosquito³: Quase acabaram conosco, perdemos mais uma batalha !
Mosquito¹: Cala boca garota, eles vão acabar esquecendo de nós e relaxando de novo !
MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU, CONTINUAMOS CUIDANDO DIREITINHO, LIMPANDO OS VAZINHOS DAS PLANTAS, E COLOCANDO AREIA NELES, MANTENDO GARRAFAS, LATAS E VIDROS BEM FECHADOS PARA QUE NÃO ACUMULEM ÁGUA, GUARDANDO PNEUS EM LOCAIS PROTEGIDOS DA CHUVA, LIMPANDO O INTERIOR DOS RECIPIENTES PARA GARANTIR A REMOÇÃO DOS OVOS DO MOSQUITO, FECHANDO AS CAIXAS D’ÁGUA QUE FICAM AO RELENTO, FAZENDO ASSIM QUE NÃO HAJA MOSQUITOS .
(peça escrita por: Letícia Aparecida dos Reis Santos) – ALUNA DO 8°ANO A
M osquito¹ - Michel
Mosquito² - Helena
Mosquito³ - Mariane
Marissa: Luíza
Rebeca: Letícia
Médica: Leidiana
Luciana: Larissa
Manuella: Isabella
Narradora: Jenifer
terça-feira, 19 de maio de 2009
DEMONSTRANDO A DENSIDADE.
O QUE É MAIS DENSO, A ÁGUA, O ÓLEO OU UMA BOLINHA DE GUDE ?
Observe um experimento realizado por alunos do 9ºano A e fique sabendo quem é mais denso.
Material:
1 copo pequeno; água;3 colheres(sopa) de óleo de cozinha;uma bolinha de gude.
Desenvolvimento:
Coloque água num copo, deixando um espaço até a borda.Acrescente todo o óleo. Ponha no copo a bolinha de gude e observe.
Conclusão:
O óleo flutuou, logo em seguida ficou a água e no fundo a bolinha de gude. Isto comprova que a densidade do óleo é menor que a da água, que é menor que a da pedra.
O QUE É MAIS DENSO, A ÁGUA, O ÓLEO OU UMA BOLINHA DE GUDE ?
Observe um experimento realizado por alunos do 9ºano A e fique sabendo quem é mais denso.
Material:
1 copo pequeno; água;3 colheres(sopa) de óleo de cozinha;uma bolinha de gude.
Desenvolvimento:
Coloque água num copo, deixando um espaço até a borda.Acrescente todo o óleo. Ponha no copo a bolinha de gude e observe.
Conclusão:
O óleo flutuou, logo em seguida ficou a água e no fundo a bolinha de gude. Isto comprova que a densidade do óleo é menor que a da água, que é menor que a da pedra.
FENÔMENO FÍSICO OU FENÔMENO QUÍMICO?
Alunos do 9ºano A, realizaram experimentos, demonstrando conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências.
Material:
Bicarbonato de sódio;luvas de látex;vinagre;dois copos; colher(café);conta-gotas.
Desenvolvimento:
Usando luvas de látex, coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um copo. A seguir pingue 2 ou 3 gotas de água e observe. Coloque outra colherzinha de bicarbonato de sódio no segundo copo e pingue 2 ou 3 gotas de vinagre e observe novamente.
Conclusão:
No copo com bicarbonato e vinagre houve uma efervescência, indicando desprendimento de gás. O que mostra que nesse copo houve um fenômeno químico ou uma reação química.
Alunos do 9ºano A, realizaram experimentos, demonstrando conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências.
Material:
Bicarbonato de sódio;luvas de látex;vinagre;dois copos; colher(café);conta-gotas.
Desenvolvimento:
Usando luvas de látex, coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um copo. A seguir pingue 2 ou 3 gotas de água e observe. Coloque outra colherzinha de bicarbonato de sódio no segundo copo e pingue 2 ou 3 gotas de vinagre e observe novamente.
Conclusão:
No copo com bicarbonato e vinagre houve uma efervescência, indicando desprendimento de gás. O que mostra que nesse copo houve um fenômeno químico ou uma reação química.
sábado, 16 de maio de 2009
SABADO,16 DE MAIO 2009.
A ESCOLA DESCOBRE TALENTOS
Durante as comemorações do dia da familia do ano de 2009,no espaço cultural, Dr. José Cândido da Cunha Pereira, foram descobertos novos talentos.
A Escola Estadual Dr. "Edgardo da Cunha Pereira, descobriu talento circense em dois alunos,Nórton e Maria Amália.São dois personagens espontâneos, dois palhaços agradáveis e além de tudo engraçados. Eles sabem como brincar e não têm vergonha. Propõem várias brincadeiras com a platéia. Fazem a alegria do público.Os dois alunos são do 8º ano C do turno vespertino. Maria Amália fez o papel de Pipoca a debochada e o Nórton fez o papel de Pirulito, o quietinho e essa mistura encantou as pessoas presentes trazendo uma enorme alegria, foi um enorme sucesso!
Autor do artigo: Yure Thawan aluno do 6ºano C
domingo, 29 de março de 2009
sexta-feira, 20 de março de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)

















