segunda-feira, 25 de maio de 2009

No dia 08 de maio, foi realizado o momento cívico que é feito toda semana, no auditório da E. E."Dr. Edgardo da Cunha Pereira".

Com a presença de alunos e professores foram feitas diversas apresentações. Muitas delas dedicadas ao dia das mães. Alunos do 9°ano A, 1ºB e 3º, representaram através de slides e leituras poéticas, prestigiaram as mães de nossa sociedade. Além deles, é importante ressaltar a indispensável presença do professor Valério, trazendo consigo emocionantes textos e parabenizando nossas mães, que mesmo não estando presentes por falta de recursos escolares, não deixaram de ser homenageadas.
Em meio a uma emocionante despedida feita pelos alunos do 1º ano A à professora Eustáquia Andrade, ela anuncia a sua aposentadoria, deixando explícito em suas palavras a eterna saudade de nossas salas de aula.
Cumprindo determinação do colegiado alunos do 1º ano D, Tiago Henrique e Daniela, apresentaram os resultados de uma pesquisa feita na escola sobre o mau uso do celular, ressaltando as consequências do mau uso deste aparelho.
Finalizando com as palavras da diretora Aparecida Pereira: " o momento cívico, além do canto do hino nacional foi também uma forma de comemorar o dia das mães e despedir de nossa eterna professora e amiga Eustáquia."
Jéssica - aluna do 1º ano B-

quinta-feira, 21 de maio de 2009


MOMENTO CÍVICO EM HOMENAGEM AS MÃES - 08/05/2009

MÃE

Mãe é assim

Amor sem fim.

Zelo profundo

Em qualquer parte do mundo.

Enorme coração

Sem qualquer ingratidão.

As vezes parece uma sentinela

De tão singela

Mãe não morre nunca;

Fica sempre no coração

Sempre tão linda;

Como uma bela canção.

PEÇA DE TEATRO APRESENTADA POR ALUNOS DO 8ºANO A DIA DA FAMÍLIA


DENGUE
Uma bela manhã de verão, alguns mosquitos voam em busca da água prometida ...


Mosquito² - Ah !, não aguento mais essa aridez ... Estamos no limite, nossa espécie está condenada, não vamos cons...
Mosquito¹ - Cale esse bico, e ponha sebo nessas asas ! vamos ! –Logo estaremos no paraíso
Mosquito² - Mas chefe, é que eu não to vendo nenhuma pocinha de água, nada ...
Mosquito¹ - Cala boca idiota ! Eles pensam que acabaram com a gente
Mosquito³ - Olhem, á-ág-água ! É água limpa !Mosquito¹ - Viram ? nunca duvidem do seu líder !
Mosquito² - Chefe ! acho que agora encontramos o lugar ideal !
Mosquito³- Identificamos opções mais que suficientes de água boa, limpa e parada nas redondezas !
Mosquito¹ - Água prometida. Onde ergueremos nosso império ...
Mosquito³ - É a verdadeira visão do paraíso chefe . Ah! Agora só falta sangue pra alimentar a nossa família ...
Mosquito¹ - Agora é com vocês garotas !
Mosquito³ - Essa menina é sangue bom !
Mosquito¹ - Ótimo, a partir daqui vamos criar nossas famílias e dominar o mundo ...


CINCO DIAS DEPOIS DA PICADA ...Marissa: Rebeca, minha filha, o que aconteceu com você ?
Rebeca: eu to dodói mamãe !
Marissa:Vou ligar para a médica vir aqui te examinar !
Marissa: Doutora Beatriz, minha filhinha está doente, a senhora pode vir aqui?
Médica:Claro Marissa, estarei aí em um minuto !
Médica:Becca, o que você está sentindo?
Rebeca: Muita dor de cabeça, nas articulações e em volta dos olhos . E essas manchas vermelhas esquisitas . E também estou com náuseas, falta de apetite e uma moleza no corpo !
Médica: São os sintomas da dengue !
Moradores: Vamos convocar uma reunião geral hoje, na Unidade de Saúde !Médica: O transmissor da dengue é o Aedes aegpytis, quem sentir os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde, e não se medicar por conta própria. O mosquito voltou, porque encontrou água limpa e parada, o local ideal para procriar.
Manuella: Pô, a gente relaxou mesmo!
Luciana: É mesmo, não dá pra achar que a prefeitura vai fazer tudo sozinha, a gente tem que fazer a nossa parte dentro de casa
Manuella: É verdade, a responsabilidade é de todo mundo
Médica: e não existe vacina para a dengue, por isso, o melhor é não deixar o mosquito se multiplicar.
Luciana : Que vacilo nosso!
Marissa: Os agentes de saúde da prefeitura bem que avisaram. Faltou cuidado. A gente já sabia que água limpa acumulada é um perigo.
Manuella: Não temos tempo a perder. Vamos fazer uma limpeza geral no nosso bairro.
Luciana : É isso aí
Emanuelle, vamos detonar esse mosquito !
Manuella : Não vai ser uma titica de mosquito que vai sugar nosso sangue !


E TODOS VÃO ATRÁS DO MOSQUITO, EM PNEUS, GARRAFAS, VASOS, PLANTAS, CALHAS, POTES, LATAS, CAIXAS D’AGUA .É LÁ QUE AS BANDIDAS DAS FÊMEAS ESCONDEM PARA BOTAR SEUS OVOS.
Manuella: Ô trabalheira danada !
Luciana : Quem mandou deixar juntar tanta porcaria no quital !
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas,
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas, dá pra faturar um troquinho.
Rebeca: Xô mosquito, não quero ser picada nunca mais !
Mosquitos: Fomos descobertos, vários criadouros já foram descobertos, vamos dar o fora daqui , eles são muito poderoooooooooooo !
Rebeca: Pronto ! é só manter limpo que não tem erro!
Marissa: O mais importante é limpar esses pratos toda semana.
Manuella: É isso aí ! a mosquita bota ovos na margem do prato, se a gente só trocar a água, sem limpar está facilitando a reprodução.
Mosquito³: Quase acabaram conosco, perdemos mais uma batalha !
Mosquito¹: Cala boca garota, eles vão acabar esquecendo de nós e relaxando de novo !


MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU, CONTINUAMOS CUIDANDO DIREITINHO, LIMPANDO OS VAZINHOS DAS PLANTAS, E COLOCANDO AREIA NELES, MANTENDO GARRAFAS, LATAS E VIDROS BEM FECHADOS PARA QUE NÃO ACUMULEM ÁGUA, GUARDANDO PNEUS EM LOCAIS PROTEGIDOS DA CHUVA, LIMPANDO O INTERIOR DOS RECIPIENTES PARA GARANTIR A REMOÇÃO DOS OVOS DO MOSQUITO, FECHANDO AS CAIXAS D’ÁGUA QUE FICAM AO RELENTO, FAZENDO ASSIM QUE NÃO HAJA MOSQUITOS .
(peça escrita por: Letícia Aparecida dos Reis Santos) – ALUNA DO 8°ANO A
M osquito¹ - Michel
Mosquito² - Helena
Mosquito³ - Mariane
Marissa: Luíza
Rebeca: Letícia
Médica: Leidiana
Luciana: Larissa
Manuella: Isabella
Narradora: Jenifer










Fotos da peça teatral - Alunos do 8ºano A




terça-feira, 19 de maio de 2009

DEMONSTRANDO A DENSIDADE.


O QUE É MAIS DENSO, A ÁGUA, O ÓLEO OU UMA BOLINHA DE GUDE ?

Observe um experimento realizado por alunos do 9ºano A e fique sabendo quem é mais denso.

Material:

1 copo pequeno; água;3 colheres(sopa) de óleo de cozinha;uma bolinha de gude.


Desenvolvimento:

Coloque água num copo, deixando um espaço até a borda.Acrescente todo o óleo. Ponha no copo a bolinha de gude e observe.

Conclusão:

O óleo flutuou, logo em seguida ficou a água e no fundo a bolinha de gude. Isto comprova que a densidade do óleo é menor que a da água, que é menor que a da pedra.
Carine, Fernanda, Thaíssa,letícia xavier,Amanda, Letícia e Amanda


Demontração de experimento


Antônio, Lucas, Tafarel, Igor,Júlio, Vinicíus e Michael



FENÔMENO FÍSICO OU FENÔMENO QUÍMICO?


Alunos do 9ºano A, realizaram experimentos, demonstrando conhecimentos adquiridos durante as aulas de ciências.


Material:

Bicarbonato de sódio;luvas de látex;vinagre;dois copos; colher(café);conta-gotas.


Desenvolvimento:

Usando luvas de látex, coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um copo. A seguir pingue 2 ou 3 gotas de água e observe. Coloque outra colherzinha de bicarbonato de sódio no segundo copo e pingue 2 ou 3 gotas de vinagre e observe novamente.

Conclusão:

No copo com bicarbonato e vinagre houve uma efervescência, indicando desprendimento de gás. O que mostra que nesse copo houve um fenômeno químico ou uma reação química.

Alunas realizando experimento
Demonstração do experimento

Elaine, Claúdio, Leonardo e Augusto


Naiara, Daniele, Cecília e Caroline



Paula,Lorena, Camila,Thaís,Letícia e Tayna




Débora,Josefino,Leila,Gabriela e Thais





sábado, 16 de maio de 2009


SABADO,16 DE MAIO 2009.

A ESCOLA DESCOBRE TALENTOS


Durante as comemorações do dia da familia do ano de 2009,no espaço cultural, Dr. José Cândido da Cunha Pereira, foram descobertos novos talentos.


A Escola Estadual Dr. "Edgardo da Cunha Pereira, descobriu talento circense em dois alunos,Nórton e Maria Amália.São dois personagens espontâneos, dois palhaços agradáveis e além de tudo engraçados. Eles sabem como brincar e não têm vergonha. Propõem várias brincadeiras com a platéia. Fazem a alegria do público.Os dois alunos são do 8º ano C do turno vespertino. Maria Amália fez o papel de Pipoca a debochada e o Nórton fez o papel de Pirulito, o quietinho e essa mistura encantou as pessoas presentes trazendo uma enorme alegria, foi um enorme sucesso!


Autor do artigo: Yure Thawan aluno do 6ºano C