quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma bela manhã de verão, alguns mosquitos voam em busca da água prometida ...


Mosquito² - Ah !, não aguento mais essa aridez ... Estamos no limite, nossa espécie está condenada, não vamos cons...
Mosquito¹ - Cale esse bico, e ponha sebo nessas asas ! vamos ! –Logo estaremos no paraíso
Mosquito² - Mas chefe, é que eu não to vendo nenhuma pocinha de água, nada ...
Mosquito¹ - Cala boca idiota ! Eles pensam que acabaram com a gente
Mosquito³ - Olhem, á-ág-água ! É água limpa !Mosquito¹ - Viram ? nunca duvidem do seu líder !
Mosquito² - Chefe ! acho que agora encontramos o lugar ideal !
Mosquito³- Identificamos opções mais que suficientes de água boa, limpa e parada nas redondezas !
Mosquito¹ - Água prometida. Onde ergueremos nosso império ...
Mosquito³ - É a verdadeira visão do paraíso chefe . Ah! Agora só falta sangue pra alimentar a nossa família ...
Mosquito¹ - Agora é com vocês garotas !
Mosquito³ - Essa menina é sangue bom !
Mosquito¹ - Ótimo, a partir daqui vamos criar nossas famílias e dominar o mundo ...


CINCO DIAS DEPOIS DA PICADA ...Marissa: Rebeca, minha filha, o que aconteceu com você ?
Rebeca: eu to dodói mamãe !
Marissa:Vou ligar para a médica vir aqui te examinar !
Marissa: Doutora Beatriz, minha filhinha está doente, a senhora pode vir aqui?
Médica:Claro Marissa, estarei aí em um minuto !
Médica:Becca, o que você está sentindo?
Rebeca: Muita dor de cabeça, nas articulações e em volta dos olhos . E essas manchas vermelhas esquisitas . E também estou com náuseas, falta de apetite e uma moleza no corpo !
Médica: São os sintomas da dengue !
Moradores: Vamos convocar uma reunião geral hoje, na Unidade de Saúde !Médica: O transmissor da dengue é o Aedes aegpytis, quem sentir os sintomas deve procurar a Unidade de Saúde, e não se medicar por conta própria. O mosquito voltou, porque encontrou água limpa e parada, o local ideal para procriar.
Manuella: Pô, a gente relaxou mesmo!
Luciana: É mesmo, não dá pra achar que a prefeitura vai fazer tudo sozinha, a gente tem que fazer a nossa parte dentro de casa
Manuella: É verdade, a responsabilidade é de todo mundo
Médica: e não existe vacina para a dengue, por isso, o melhor é não deixar o mosquito se multiplicar.
Luciana : Que vacilo nosso!
Marissa: Os agentes de saúde da prefeitura bem que avisaram. Faltou cuidado. A gente já sabia que água limpa acumulada é um perigo.
Manuella: Não temos tempo a perder. Vamos fazer uma limpeza geral no nosso bairro.
Luciana : É isso aí
Emanuelle, vamos detonar esse mosquito !
Manuella : Não vai ser uma titica de mosquito que vai sugar nosso sangue !


E TODOS VÃO ATRÁS DO MOSQUITO, EM PNEUS, GARRAFAS, VASOS, PLANTAS, CALHAS, POTES, LATAS, CAIXAS D’AGUA .É LÁ QUE AS BANDIDAS DAS FÊMEAS ESCONDEM PARA BOTAR SEUS OVOS.
Manuella: Ô trabalheira danada !
Luciana : Quem mandou deixar juntar tanta porcaria no quital !
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas,
Marissa: É, mas se a gente reciclar essa garrafas, dá pra faturar um troquinho.
Rebeca: Xô mosquito, não quero ser picada nunca mais !
Mosquitos: Fomos descobertos, vários criadouros já foram descobertos, vamos dar o fora daqui , eles são muito poderoooooooooooo !
Rebeca: Pronto ! é só manter limpo que não tem erro!
Marissa: O mais importante é limpar esses pratos toda semana.
Manuella: É isso aí ! a mosquita bota ovos na margem do prato, se a gente só trocar a água, sem limpar está facilitando a reprodução.
Mosquito³: Quase acabaram conosco, perdemos mais uma batalha !
Mosquito¹: Cala boca garota, eles vão acabar esquecendo de nós e relaxando de novo !


MAS NÃO FOI ISSO QUE ACONTECEU, CONTINUAMOS CUIDANDO DIREITINHO, LIMPANDO OS VAZINHOS DAS PLANTAS, E COLOCANDO AREIA NELES, MANTENDO GARRAFAS, LATAS E VIDROS BEM FECHADOS PARA QUE NÃO ACUMULEM ÁGUA, GUARDANDO PNEUS EM LOCAIS PROTEGIDOS DA CHUVA, LIMPANDO O INTERIOR DOS RECIPIENTES PARA GARANTIR A REMOÇÃO DOS OVOS DO MOSQUITO, FECHANDO AS CAIXAS D’ÁGUA QUE FICAM AO RELENTO, FAZENDO ASSIM QUE NÃO HAJA MOSQUITOS .
(peça escrita por: Letícia Aparecida dos Reis Santos) – ALUNA DO 8°ANO A
M osquito¹ - Michel
Mosquito² - Helena
Mosquito³ - Mariane
Marissa: Luíza
Rebeca: Letícia
Médica: Leidiana
Luciana: Larissa
Manuella: Isabella
Narradora: Jenifer

4 comentários:

  1. Letícia. 8ºA

    noossa, muito legal o blog =)

    ResponderExcluir
  2. A educação acontece quando todos se interagem e participam, principalmente quando acontece a conscientização de alunos e da comunidade. Parabéns aos alunos e professores envolvidos nesse processo. Coordenação Educavida

    ResponderExcluir
  3. Isabella 8ºA

    Fico super legal mesmo, mais a peça foi escrita por eu a leticia e a luiza! (:

    ResponderExcluir
  4. adorei ese teatro, fico mara e adorei esse blog

    ResponderExcluir